
NOSSA HISTÓRIA
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Fundação - 12 de janeiro de 1996
A empresa – Centro Educacional Hora de Alegria Ltda, mantenedora da escola foi criada 12 de janeiro de 1996, pela pedagoga Halyna Ramos, que iniciou apenas com a Educação Infantil, com o nome fantasia – “Hora de Alegria”. Em julho de 1997 foi vendida aos atuais proprietários – Claudio Aparecido da Silva e esposa – Luzia de Fátima Gonçalves da silva, que implantaram já em 1998 o Ensino Fundamental I. O Ensino Fundamental II foi implantado a partir de 2002. O casal é cristão e imprimiram os valores cristãos e humanos como alicerces para o trabalho de formação integral. Essa característica também é reconhecida no dia a dia escolar, nas atividades extraclasse e projetos. Em 2017, Cláudia Layla Gonçalves da Silva, uma das filhas do casal, passou a assumir a direção junto à mãe, professora Luzia de Fátima.

NOSSA MISSÃO
A Escola NSA possui como missão “Educar e evangelizar com alegria, formando cidadãos críticos e conscientes para a transformação da sociedade através do bem.”

PROJETO POLÍTICO
O projeto político pedagógico que a Escola Nossa Senhora da Alegria oferece aos alunos é baseada numa gestão administrativa coletiva, levando os alunos a compreender a realidade social, buscando um crescente cuidado quanto às atitudes, interesses, habilidades e conhecimentos, observando a realidade e o ajustamento de cada educando, sem descuidar de uma educação de qualidade.

PEDAGOGIA
A pedagogia de base adotada é sócio interacionista, voltada ao trabalho de pesquisa e projeto. Em 2023 a Escola NSA adotou como apoio pedagógico o material do Sistema de Ensino FTD. Para formar indivíduos atuantes na sociedade em que vivem, é importante o trabalho com conteúdos que estimulem a reflexão crítica e uma formação
baseada em valores.
O Trilhas Sistema de Ensino tem o propósito de atender a essas necessidades ao mesmo tempo que desenvolve um trabalho consistente dos conhecimentos teóricos.
Os materiais Trilhas Sistema de Ensino são elaborados seguindo uma sequência lógica de conteúdos que respeitam a faixa etária a que se destinam. Buscamos integrar conhecimentos e formação de valores aos recursos impressos e digitais, com o objetivo de estabelecer o processo de ensino e aprendizagem dinâmico e coerente para o estudante. A ideia é prepará-lo não apenas para os desafios da vida acadêmica, mas formar cidadãos conscientes e atuantes.

ATIVIDADES EXTRA-CLASSE
A Escola valoriza atividades familiares e cristãos como: páscoa, espetáculo de evangelização, dia das mães, pais entre outros.
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Realiza anualmente a Festa das Famílias com o objetivo de oferecer atividades culturais aos pais e alunos.
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Organiza acampamentos para os alunos do fundamental II e Tardes Formativas aos alunos da Educação Infantil ao Fundamental I, com o objetivo de desenvolver valores humanos;
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Promove Educação Continuada para a Equipe Pedagógica com o objetivo de avaliar o processo educacional e desenvolvimento de novos conhecimentos;
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Realiza eventos festivos como Olimpíadas Pais e Filhos e Almoços de Confraternização sempre com o objetivo de estreitar laços familiares;
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Oferece atividades esportivas de Ballet, Jazz, Taekwondo, Handebol e Vôlei.
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Encerra seu ano letivo com Espetáculo de Evangelização com o objetivo de fazer conhecer a Palavra de Deus.

METODOLOGIA
A proposta educacional da Escola Nossa Senhora da Alegria está focado no desenvolvimento de habilidades que conduzem à formação de competências básicas para cada fase. A partir do Ensino Fundamental, a seleção e a organização das habilidades partem de conceitos essenciais que, articulados, correspondem ao quadro de ênfase de cada disciplina.
Dessa forma, é compromisso de todos os professores disponibilizarem situações reais que possibilitem aos alunos o desenvolvimento das seguintes dimensões que caracterizam sua formação integral:
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afetividade – compreendida como a manifestação dos sentimentos humanos fundamentais à interação entre indivíduos. É o desenvolvimento de níveis emocionais geradores de uma sensibilidade que se expressa sob a forma de atitudes espontâneas e equilibradas;
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criatividade – concebida como o desenvolvimento de inclinações intelectuais que permitem cultivar e elevar a capacidade para a descoberta e para a criação. Representa o domínio de recursos e de disposições dirigidas a buscas constantes para o novo. Corresponde ao “saber inovar”: espírito de busca e imaginação;
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racionalidade – entendida como a compreensão de significados, de processos e de objetivos à luz da razão e da lógica. Isso requer flexibilidade e abertura para interpretar cada conquista, por meio de novas perguntas cujas respostas se diversificam em novos desafios de investigação. A racionalidade corresponde ao “saber reflexivo”: cultura baseada na razão e na lógica;
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efetividade – compreendida como a capacidade de administrar habilidades, destrezas e informações, em sintonia com as áreas do fazer humano, alcançando os resultados desejados, dentro de um determinado período de tempo. A efetividade corresponde ao “saber fazer”: capacidade para a prática;
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criticidade – concebida como a racionalidade e a efetividade, representa um compromisso de questionamento e valorização. É a capacidade de analisar, refletir, interrogar e avaliar para transformar a realidade. A criticidade corresponde ao “saber por quê”;
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sentido ético – é a possibilidade de envolver a sensibilidade e a ação do indivíduo em relação aos outros, com o compromisso do desenvolvimento coletivo. O sentido ético relaciona-se à moral e aos aspectos da conduta humana, e corresponde à sensibilidade social.
São ainda objetivos da proposta educacional da Escola Nossa Senhora da Alegria:
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proporcionar sistemas de ensino e de aprendizagem voltados para elevados níveis de qualidade, visando dar resposta aos múltiplos desafios da sociedade, numa perspectiva de enriquecimento contínuo dos saberes e de exercício da cidadania adequada às exigências da realidade atual;
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ministrar ensino que forneça ao aluno embasamento necessário para ingressar em curso superior;
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desenvolver o respeito à diversidade étnica, física, de gênero e de orientação sexual, de credo, de ideologia e de condição socioeconômica.
