NOSSA HISTÓRIA
-
Fundação - 12 de janeiro de 1996
A empresa – Centro Educacional Hora de Alegria Ltda, mantenedora da escola foi criada 12 de janeiro de 1996, pela pedagoga Halyna Ramos, que iniciou apenas com a Educação Infantil, com o nome fantasia – “Hora de Alegria”. Em julho de 1997 foi vendida aos atuais proprietários – Claudio Aparecido da Silva e esposa – Luzia de Fátima Gonçalves da silva, que implantaram já em 1998 o Ensino Fundamental I. O Ensino Fundamental II foi implantado a partir de 2002. O casal é cristão e imprimiram os valores cristãos e humanos como alicerces para o trabalho de formação integral. Essa característica também é reconhecida no dia a dia escolar, nas atividades extraclasse e projetos.
NOSSA MISSÃO
A Escola NSA possui como missão “Educar e evangelizar com alegria, formando cidadãos críticos e conscientes para a transformação da sociedade através do bem”
PROJETO POLÍTICO
O projeto político pedagógico que a Escola Nossa Senhora da Alegria oferece aos alunos é baseada numa gestão administrativa coletiva, levando os alunos a compreender a realidade social, buscando um crescente cuidado quanto às atitudes, interesses, habilidades e conhecimentos, observando a realidade e o ajustamento de cada educando, sem descuidar de uma educação de qualidade.
PEDAGOGIA
A pedagogia de base adotada é sócio interacionista, voltada ao trabalho de pesquisa e projeto. Em 2000 a Escola NSA adotou como apoio pedagógico o material da rede Dom Bosco by Pearson de Curitiba/Paraná.
O Sistema de Ensino Dom Bosco by Pearson, consolidado no mercado educacional há mais de 50 anos, oferece coleções didáticas para todos os níveis de ensino, soluções digitais para enriquecer conteúdos em sala de aula, eventos de formação, consultoria de marketing e programas exclusivos de aperfeiçoamento docente.
Com flexibilidade para implantar produtos e serviços que atendam às expectativas de seus parceiros, o Sistema de Ensino Dom Bosco by Pearson tornou-se referência às centenas de escolas parceiras de todo o Brasil.
O DOM oferece qualidade em seus materiais: coleções para educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e pré-vestibular, com uma proposta sociointeracionista, contextualizada e versátil, atendendo ao currículo nacional e autores chancelados pelo MEC.
ATIVIDADES EXTRA-CLASSE
A Escola valoriza atividades familiares e cristãos como: páscoa, espetáculo de evangelização, dia das mães, pais entre outros.
-
Realiza anualmente a Festa das Famílias com o objetivo de oferecer atividades culturais aos pais e alunos.
-
Organiza acampamentos para os alunos do fundamental II e Tardes Formativas aos alunos da Educação Infantil ao Fundamental I, com o objetivo de desenvolver valores humanos;
-
Promove Educação Continuada para a Equipe Pedagógica com o objetivo de avaliar o processo educacional e desenvolvimento de novos conhecimentos;
-
Realiza eventos festivos como Olimpíadas Pais e Filhos e Almoços de Confraternização sempre com o objetivo de estreitar laços familiares;
-
Encerra seu ano letivo com Espetáculo de Evangelização com o objetivo de fazer conhecer a Palavra de Deus.
METODOLOGIA
A proposta educacional da Escola Nossa Senhora da Alegria está focado no desenvolvimento de habilidades que conduzem à formação de competências básicas para cada fase. A partir do Ensino Fundamental, a seleção e a organização das habilidades partem de conceitos essenciais que, articulados, correspondem ao quadro de ênfase de cada disciplina.
Dessa forma, é compromisso de todos os professores disponibilizarem situações reais que possibilitem aos alunos o desenvolvimento das seguintes dimensões que caracterizam sua formação integral:
-
afetividade – compreendida como a manifestação dos sentimentos humanos fundamentais à interação entre indivíduos. É o desenvolvimento de níveis emocionais geradores de uma sensibilidade que se expressa sob a forma de atitudes espontâneas e equilibradas;
-
criatividade – concebida como o desenvolvimento de inclinações intelectuais que permitem cultivar e elevar a capacidade para a descoberta e para a criação. Representa o domínio de recursos e de disposições dirigidas a buscas constantes para o novo. Corresponde ao “saber inovar”: espírito de busca e imaginação;
-
racionalidade – entendida como a compreensão de significados, de processos e de objetivos à luz da razão e da lógica. Isso requer flexibilidade e abertura para interpretar cada conquista, por meio de novas perguntas cujas respostas se diversificam em novos desafios de investigação. A racionalidade corresponde ao “saber reflexivo”: cultura baseada na razão e na lógica;
-
efetividade – compreendida como a capacidade de administrar habilidades, destrezas e informações, em sintonia com as áreas do fazer humano, alcançando os resultados desejados, dentro de um determinado período de tempo. A efetividade corresponde ao “saber fazer”: capacidade para a prática;
-
criticidade – concebida como a racionalidade e a efetividade, representa um compromisso de questionamento e valorização. É a capacidade de analisar, refletir, interrogar e avaliar para transformar a realidade. A criticidade corresponde ao “saber por quê”;
-
sentido ético – é a possibilidade de envolver a sensibilidade e a ação do indivíduo em relação aos outros, com o compromisso do desenvolvimento coletivo. O sentido ético relaciona-se à moral e aos aspectos da conduta humana, e corresponde à sensibilidade social.
São ainda objetivos da proposta educacional da Escola Nossa Senhora da Alegria:
-
proporcionar sistemas de ensino e de aprendizagem voltados para elevados níveis de qualidade, visando dar resposta aos múltiplos desafios da sociedade, numa perspectiva de enriquecimento contínuo dos saberes e de exercício da cidadania adequada às exigências da realidade atual;
-
ministrar ensino que forneça ao aluno embasamento necessário para ingressar em curso superior;
-
desenvolver o respeito à diversidade étnica, física, de gênero e de orientação sexual, de credo, de ideologia e de condição socioeconômica.